Meu twitter: @APaulaMedeeiros

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A verdadeira atitude Rock in Roll


Esta semana fui supreendida com a notícia de que a banda Guns N' Roses irá terminar e Axl Rose irá se aposentar. Verdade ou mentira, a polêmica girou sobre a sua capacidade vocal.
Nunca fui fã fervorosa de Guns N' Roses. Aliás, os fanáticos que me desculpem, mas para mim Chico Buarque (outro rebelde do seu tempo)  é fundamental. Entretanto, pude acompanhar a energia febril, a fúria, o espírito rebelde e livre de Guns N’ Roses que a partir de 1987 aclamou o rock  pelo mundo;
Fiquei fã  incondicionalmente de Axl Rose e da banda  (com a atual formação) no show do Rock in Rio de 2011, quando uma chuva torrencial atingiu o palco, danificando os equipamentos (o que causou o atraso de 3 horas); Os músicos encharcados, (Axl  doente) ; e se apresentar naquele estado, com estrutura "pifada" , sem se importar com nada  a não ser seu público pode ser traduzido como a verdadeira atitude Rock N’ Roll.
Estive no Show da  South American Tour 2014  - na Arena Anhembi em São Paulo, em março, e pelas críticas, a impressão é que fui em outro evento diferente de outros jornalistas e blogueiros, que insistem em publicar sobre a aparência, o figurino, a antiga formação e críticas sobre a performance vocal.
No Palco do Anhembi  um Axl Rose "bem humorado", ciente de sua competência e efeito que causa , encantou. Conhecido por sua personalidade imprevisível, trouxe sua rebeldia genuína e sincera, que mantém vivo o espírito efervescente e contestador do rock,  e vem aplacar contra essa onda chata e enfadonha do "politicamente correto",  milimetricamente formatado dentro da caixa (somente figurino, tatuagens e (des)penteados) sem essência.

 O seu magnetismo é incontestável. No palco a sua voz, interpretação e envolvimento com a música hipnotiza. A discussão sobre o peso, os atraso nas apresentações,  a comparação entre a formação antiga e atual, o álbum que demorou oito anos, já virou um clichê chato e vazio. Claro que o cara mudou... são  52 anos! Bem vindos "molecada", é isso que acontece depois dos 30 anos.
A formação antiga... ah não podemos negar... era eletrizante! Entretanto os integrantes atuais são ótimos músicos. Para comprovar, é só ouvir o Chinese Democracy, que numa época em que não se vende mais cds, já atingiu 5 milhões de cópias pelo mundo.
Axl Rose conseguiu reunir virtuosos músicos, gravou um álbum extraordinário e honrou a histórica e lendária banda. Ele é o Guns N' Roses. E dentre o "mimi" dos fãs saudosistas do Slash, vale lembrar que seu Show realizado em São Paulo no Espaço das Américas em 2012, trouxe 5 mil  (estive la), enquanto o Guns lotou o Sambódromo com 28 mil pessoas.

Richard Fortus (Guitarra), Dizzy Reed (teclados),  Ron “Bumblefoot” Thal (Guitarra),, Axl Rose, DJ Ashba (guitarra) Chris Pitman (teclados)Tommy Stinson (Baixo), e Frank Ferrer (bateria0
 Nesta semana, foi publicado no O Globo que o Axl Rose é eleito cantor de maior alcance vocal do mundo (The World’s Greatest Singers- criado por Concerthotels.com para celebrar os Billboard Music Awards 2014).


Axl Rose também recebeu este mês da O REVOLVER GOLDEN GODS AWARDS que  aconteceu no dia 23, na Califórnia. O Premio  "Ronnie James Dio Lifetime Achievement Award", foi entregue pelo ator Nicolas Cage, que elogiou a característica única do cantor ser ele mesmo durante toda sua carreira.