Vista do Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo |
Numa dessas tardes corridas no centro de São Paulo, tive o prazer de entrar no Parque da Luz e me deparar com uma beleza que deixa qualquer paulistano extasiado.
Com área de aproximadamente 113 mil m² e é o mais antigo jardim botânico da capital paulista. Bosques, alamedas e jardins implantados com espécies nativas e exóticas, e foram identificados 73 animais, dos quais 67 são aves. O espaço foi criado ainda no período colonial, quando a Coroa Portuguesa em 1808, instituiu a criação de hortos pela cidade, criando um local para a classe social mais elevada da época "ver e ser vista".
Somente a partir de 1910, a classe operária começou a frequentar o parque, onde grupos políticos começaram a promover festivais e pequeniques no espaço.
Lago repleto de lindas carpas e outras especies de peixes |
Com a revitalização do centro, a inauguração do Museu da Língua Portuguesa e dinamização do complexo cultural com a Pinacoteca do Estado, O Museu de Arte Sacra e o Arquivo Histórico de São Paulo, o parque foi redescoberto e passou a ser frequentado novamente.
Durante restauração que ocorreu em 2000, um aquário subterrâneo foi descoberto e se tornou ponto de visitação, com mais de 13 tipos de peixes.
O parque também dispõe do Bosque da Leitura, serviço para adultos e crianças com os principais jornais do dia e revistas semanais.
O local funciona aos sábados e domingos das 10h às 16h.
Rua Ribeiro de Lima, 99
Bom Retiro
Parque da LUZ |
Faltou os créditos das fotos...
ResponderExcluirFotos: Ana Paula Medeiros;
Cara chato atras dizendo: Aqui, aqui, bate desse angulo! Anderson Siqueira
Esqueceu os créditos das fotos...
ResponderExcluirFotos: Ana Paula Medeiros
Cara chato atras dizendo "aquiii, aquiii, bate desse angulo!": Anderson Siqueira