Meu twitter: @APaulaMedeeiros

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Parque da Luz: A fauna e flora no Centro de Sampa


Vista do Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Numa dessas tardes corridas no centro de São Paulo, tive o prazer de entrar no Parque da Luz e me deparar com uma beleza que deixa qualquer paulistano extasiado. 
Com área de aproximadamente 113 mil m² e é o mais antigo jardim botânico da capital paulista. Bosques, alamedas e jardins implantados com espécies nativas e exóticas, e foram identificados 73 animais, dos quais 67 são aves. O espaço foi criado ainda no período colonial, quando a Coroa Portuguesa em 1808, instituiu a criação de hortos pela cidade, criando um local para a classe social mais elevada da época "ver e ser vista". 
Somente a partir de 1910, a classe operária começou a frequentar o parque, onde grupos políticos começaram a promover festivais e pequeniques no espaço.

Lago repleto de lindas carpas e outras especies de peixes

Com a revitalização do centro, a inauguração do Museu da Língua Portuguesa e dinamização do complexo cultural com a Pinacoteca do Estado, O Museu de Arte Sacra e o Arquivo Histórico de São Paulo, o parque foi redescoberto e passou a ser frequentado novamente.
Durante restauração que ocorreu em 2000, um aquário subterrâneo foi descoberto e se tornou ponto de visitação, com mais de 13 tipos de peixes. 


O parque também dispõe do Bosque da Leitura, serviço para adultos e crianças com os principais jornais do dia e revistas semanais. 
O local funciona aos sábados e domingos das 10h às 16h. 
Rua Ribeiro de Lima, 99 
Bom Retiro
Parque da LUZ





2 comentários:

  1. Faltou os créditos das fotos...

    Fotos: Ana Paula Medeiros;

    Cara chato atras dizendo: Aqui, aqui, bate desse angulo! Anderson Siqueira

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu os créditos das fotos...

    Fotos: Ana Paula Medeiros
    Cara chato atras dizendo "aquiii, aquiii, bate desse angulo!": Anderson Siqueira

    ResponderExcluir